segunda-feira, 29 de março de 2010

Encontro e bate-papo com Luc Vankrunkelsven


Um bate-papo informal com Luc Vrankrunkelsven, sobre sua experiência pessoal com indivíduos, famílias e organizações em busca de desenvolvimento social justo. Há um sentido espiritual no trabalho social?
Data: 07/04

Horário: das 16h às 18h

Evento gratuito. Vagas limitadas

Informações: 5054 3975


Luc Vankrunkelsven estudou filosofia e teologia na abadia de Averbode em 1974 (Ordem dos Premonstratenzes).
Viveu na rua entre os pobres de Antuérpia nos anos 1981-1983. Em 1983, voltou para a abadia e foi diretor da casa de formação (1983-1992). Em 1990 fundou o Wervel (Grupo de trabalho para uma agricultura justa e sustentável). Desde 1992 mora em Bruxelas, tendo sido coordenador do Wervel até 2003.

Desde 2003 vive e trabalha parte do tempo no Brasil, parte na Europa. É consultor independente da Fetraf (www.fetrafsul.org.br), para formação de lideranças sobre OMC (Organização Mundial do Comércio), com especialidade no drama da soja.

Escreveu 8 livros e centenas de artigos para jornais e revistas, muito sobre a soja e o problema do carne no mundo, como em "Aurora no Campo: Soja Diferente".

Neste livro, Luc Vankrunkelsven descreve como os agricultores e suas organizações lidam de maneira diferente com a soja e as proteínas. Em crônicas curtas ele ilustra a criatividade dos agricultores e das agricultoras na construção conjunta de uma agricultura mais sustentável. Ele defende que o consumidor também assuma sua responsabilidade nisso. Os fluxos globais de ração animal devem ser urgentemente reduzidos. A valiosa soja pode ser utilizada de outra maneira. Enquanto isso, lavouras e florestas irão se restaurar. A criatividade dos agricultores e a biodiversidade se unem neste objetivo. Wervel conclama a todos, também por meio deste livro, para que os ciclos ecológicos se fechem novamente em ambos os lados do oceano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário