segunda-feira, 1 de março de 2010

Curso Meditação - Práticas e Fundamentos


Tema deste módulo: Meditação no silêncio, na oração e na poesia, para a construção do dia-a-dia

Objetivo: Aprofundar a prática meditativa, vivenciada no silêncio, na oração e na poesia, inspirada em textos que sugerem atalhos para lidar com as aflições e desconfortos do nosso ser, e a construção de uma vida em plena consciência.

A quem se destina: a todos que já tenham, ou não, experiência em prática meditativa e queiram aprofundar e introduzi-la no seu cotidiano.

Apresentação: A meditação nasce da plena atenção tanto nas pequenas situações do quotidiano como em grandes momentos da experiência humana. Ela propicia uma vivência de bem-estar, de completude, fruto de um profundo reconhecimento de si e do valor dos outros – sentimentos que nem sempre se consegue desfrutar no comum do dia-a-dia. Mas é essa a motivação que leva povos de diferentes culturas e de diferentes modos de lidar com o que se considera sagrado, a buscar vivências internas de reencontro com a própria natureza essencial, e de um sentimento de aconchego, por finalmente sentir-se em sua verdadeira casa.

Programa:

Exercícios de plena atenção, consciência e motivação baseados na experiência meditativa de culturas do Oriente e do Ocidente.

Textos de apoio para as práticas e exercícios:

• Bhagavad Gita – o diálogo entre o essencial e o comum na existência humana (abordagem do hinduísmo)

• Mente zen, mente de principiante e textos de Thich Nhat Hanh – a experiência do novo no quotidiano (abordagem do budismo)

• Poemas de Rumi – o canto poético dos místicos sufis

• Thomas Merton e Dom Laurence Freeman – abordagens atuais da meditação cristã

Duração: 16 aulas | 30 horas

Datas e horários: 16 de março a 22 de junho/2010 | terças-feiras | 19h30 a 21h30

Investimento: 4 parcelas de R$ 200,00


O curso será ministrado por Lucia Brandão.
Formada em Educação Física, área onde começou a ocupar-se com as questões do viver bem. Dedicada ao estudo das Filosofias do Oriente participou de vivências meditativas no Brasil, uma delas na Comunidade de Thich Nhat Hanh, na França, e Seminários com o Dalai Lama, em Dharamsala, na Índia. Acompanha grupos em viagens temáticas pela Índia, Nepal e Sudeste Asiático dando aulas e práticas de meditação durante todo o trajeto, o que propicia uma experiência mais profunda desses povos e culturas, e uma imersão em filosofias de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário