segunda-feira, 8 de março de 2010

Curso Básico I Ching


O curso destina-se a todas as pessoas que tem interesse pelas Tradições Orientais, pelo uso do I Ching como instrumento de exploração do Inconsciente, como uma forma de autoconhecimento e como um método para tomada de decisões.

O I Ching será abordado dentro das perspectivas filosófica (Taoísmo e Confucionismo) e psicológica (arquétipos, inconsciente coletivo e sincronicidade) e, ao mesmo tempo, permitirá um aprendizado prático de leitura e de interpretação deste milenar oráculo chinês.

CONTEÚDO DO CURSO:
1. A abordagem filosófica e espiritual do I Ching. 2. Os opostos complementares. Linhas yin e yang e seus significados.3. Os arquétipos naturais: céu, terra, trovão, água, montanha, vento, fogo e lago. Significados e atributos.4. A simbologia das linhas do I Ching. O sentido ascensional. Os âmbitos e decisão e ação. A polaridade e as mutações.5. A formulação das perguntas. A pergunta com respostas “sim” e “não”. Perguntas com “ou”. A pergunta de previsão. A pergunta como orientação de ação. A pergunta inconsciente.6. O princípio da Sincronicidade. Causalidade versus casualidade. O uso das moedas e a coincidência significativa.7. Os hexagramas e os desdobramentos. Tendências naturais e previsão. Os trigramas nucleares.8. A interpretação das respostas. As metáforas e expressões do I Ching. Adaptação do calendário para o Hemisfério Sul.

ROBERTO OTSU

Professor de Taoísmo no curso de Pós-graduação em Psicologia Transpessoal FACIS - Faculdade das Ciências da saúde/Nupec.
Autor dos livros "A SABEDORIA DA NATUREZA - Taoísmo, I Ching, Zen e ensinamentos essênios", e "O CAMINHO SÁBIO - Tao-Te-Ching como fonte de inspiração e orientação pessoal, ambos pela Editora Ágora, São Paulo.
Estudioso da Cultura Chinesa e do Taoísmo desde 1976.
Divulgador e consultor de I Ching desde 1992.
Palestrante da Associação de Estudos Filosóficos Palas Athena, do Hotel Ponto de Luz e de outros espaços holísticos.
Fonte de informações como especialista de Taoísmo e do I Ching das revistas Filosofia, Bons Fluidos e Cláudia.
Freqüentou cursos de Psicologia Junguiana no Grupo de Estudos C. G. Jung, São Paulo, de 1994 a 1996.

Data: 13 de março, das 9 às 18h (sábado, dia inteiro)

Valor: R$180,00 à vista ou 2x R$ 95,00

Informações: 5054.3975

Nenhum comentário:

Postar um comentário