O curso destina-se a todas as pessoas que tem interesse pelas Tradições Orientais, pelo uso do I Ching como instrumento de exploração do Inconsciente, como uma forma de autoconhecimento e como um método para tomada de decisões.
O I Ching será abordado dentro das perspectivas filosófica (Taoísmo e Confucionismo) e psicológica (arquétipos, inconsciente coletivo e sincronicidade) e, ao mesmo tempo, permitirá um aprendizado prático de leitura e de interpretação deste milenar oráculo chinês.
CONTEÚDO DO CURSO:
1. A abordagem filosófica e espiritual do I Ching. 2. Os opostos complementares. Linhas yin e yang e seus significados.3. Os arquétipos naturais: céu, terra, trovão, água, montanha, vento, fogo e lago. Significados e atributos.4. A simbologia das linhas do I Ching. O sentido ascensional. Os âmbitos e decisão e ação. A polaridade e as mutações.5. A formulação das perguntas. A pergunta com respostas “sim” e “não”. Perguntas com “ou”. A pergunta de previsão. A pergunta como orientação de ação. A pergunta inconsciente.6. O princípio da Sincronicidade. Causalidade versus casualidade. O uso das moedas e a coincidência significativa.7. Os hexagramas e os desdobramentos. Tendências naturais e previsão. Os trigramas nucleares.8. A interpretação das respostas. As metáforas e expressões do I Ching. Adaptação do calendário para o Hemisfério Sul.
Roberto Otsu
- Professor de Taoísmo do curso de Pós-graduação em Psicologia Transpessoal da Universidade de Santo Amaro (Unisa), São Paulo.- Fonte de informação sobre Taoísmo e I Ching da revistas Filosofia, Bons Fluidos e Cláudia.- Palestrante da Associação Palas Athena, do Hotel Ponto de Luz e de outros espaços holísticos. - Freqüentou o Grupo de Estudos C. G. Jung, em São Paulo.- Autor do livro “A sabedoria da Natureza”, Editora Ágora, São Paulo
Datas: 21/03
Horário: das 09h30 às 18h30
Informações: 5054 3975
Nenhum comentário:
Postar um comentário