terça-feira, 4 de agosto de 2009

Oficina do Conto: Os sete novelos



Escutar histórias é o início da
aprendizagem para ser um leitor, e ser
leitor é ter um caminho absolutamente
infinito de descoberta e de compreensão
do mundo...
(Fanny Abramovich)


Considerando-se a importância da Literatura para a construção do imaginário infantil e da Arte como espaço de expressão de nossa história, sentimentos, emoções e conquistas, a oficina oferecerá às crianças um momento de contação do conto “Os Sete Novelos”, de Angela Shelf Medearis, Editora Cosac Naify.

Após a contação, haverá uma oficina de criação artística utilizando sete novelos de lãs e/ou linhas e miçangas na construção de um marcador de livro. Cada participante escolherá as cores que mais representam seus sentimentos em relação ao conto. Ao final, haverá um espaço para relatos sobre a vivência e exposição dos marcadores para fotos e apreciação coletiva.

Objetivos:
Oferecer ao participante a possibilidade de entrar em contato com um Conto Africano;
Desenvolver o lado artístico através da criação de Marcadores de Livros usando a técnica da Tecelagem Manual;
Estimular a troca de experiências sobre as histórias ouvidas;
Propiciar uma vivência harmônica entre os participantes e facilitar a imaginação criadora.

Coordenação:
Profª. Jandira Paes de Carvalho de Melo - Reg. MEC 84.062-LP
Formada em Letras, com extensão em Literatura Brasileira pela PUC-SP e Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade de São Paulo. Professora de Língua Portuguesa desde 1985. Fez cursos de Contação de Histórias com Dora Guimarães e Elisa Almeida, de Cordisburgo-MG e com “As Meninas do Conto”, em São Paulo. Atualmente, coordena oficinas de Contação de Histórias para educadores, Círculos de Leitura com jovens e adultos e o projeto Tecendo Fios de Histórias que entrelaça Contos e Tapeçaria de Recortes. Em 2008, participou do projeto Arte da Vila Madalena com Oficinas de Mosaico de Papel. É fundadora, diretora e docente do Espaço Atitude Educacional e Contadora de Histórias.


Os Sete Novelos - Um Conto De Kwanzaa
Autor: MEDEARIS, ANGELA SHELFEditora: COSAC NAIFY


Ensinar às crianças valores de sociabilidade é preocupação de todo pais e educador. E foi na cultura africana que a autora Angela Shelf Medearis buscou alguns dos conceitos fundamentais para um bom aprendizado. O feriado de Kwanzaa, comemorado por afro-descentes das Américas, é uma forma de celebrar a família, a comunidade e a cultura negras. Comemorado dos dias 26 de dezembro ao 1º de janeiro, Kwanzaa significa 'primeiros frutos' na língua suaíli. Os sete princípios básicos (Nguzo Saba) para essa celebração são - unidade, autodeterminação, trabalho coletivo e responsabilidade, cooperação econômica, motivo, criatividade e fé. O livro conta a história dos irmãos da tribo axanti que não conseguem se entender e sempre discutem por motivos banais. Desgostoso, o pai morre deixando aos filhos sete novelos de linha colorida e uma incumbência - transformá-los em ouro, até o pôr-do-sol. A pena para o não cumprimento da tarefa é a expulsão de casa. As ilustrações, em xilogravura de cores fortes, traduzem pictoricamente a força vital da cultura africana.

Data: 08/08 - sábado às 15h

Público alvo: crianças a partir de 7 anos

Evento gratuito - Vagas limitadas.

Informações: 5054 3975

Nenhum comentário:

Postar um comentário