segunda-feira, 22 de junho de 2009

Palestras - Julho

Palestra - Tailândia - Camboja - Myanmar - Um mergulho nas tradições asiáticas
Data: 04/07 (sábado) às 15h ´

Palestrante: Lucia Brandão

Descobrir Burma, Tailândia e Camboja é ver o esplendor deantigos legados, a experiência de ricas culturas, o testemunho de ricastradições que continuam a existir na vida das pessoas. Terras deriquezas históricas com suas antigas cidades que atestam a glóriade antigos reis do passado. Alguns são de tirar o fôlego, como oComplexo de Angkor, os antigos templos de Bagan ou a ShwedagonPagoda de Yangon que se projeta para o céu como uma labareda deouro.

Escolhemos Tailândia, Camboja e Myanmar, porque suas terraspreservam saberes a, temporais. Ainda é possível sentir o pulsarde uma filosofia de vida com origem no Hinduísmo e no Budismo,além do Animismo, e onde a ação de conciliar essas filosofias nodia-a-dia é um desafio bem sucedido.


Palestra - Marrocos
UMA ODISSÉIA POR MEDINAS, DUNAS, MONTANHAS e KASBAHS

Data: 07/07 (terça feira) às 19h

Palestrante: Emilio Moufarrige

Marrocos é África e Oriente Médio num mesmo território e,portanto traz as recompensas e desafios de ambos. É mais que um simples anexo à Europa. O Marrocos retribui muito bem àqueles que entendem sua múltipla identidade e sua cultura poliglota, fruto de váriasdominações e contato com diferentes povos. Marrocos possui tambémuma geografia variada, desde as extensas praias do Atlântico eMediterrâneo às cachoeiras, oásis e palmeries repletas detamareiras no interior do país, passando pelos picos nevados doAtlas e o Deserto do Saara. Uma associação bastante incomum.Marrocos é um deleite de sensações e temperos, pronto para serexperimentado.


Palestra - Filosofias da Índia e do Nepal

Data: 28/07 (terça feira) às 19h

Palestrante: Lucia Brandão

Patrimônios da Humanidade, templos e santuários, culturamilenar, cidades sagradas, filosofia, história mitologia e arte fazem partedo conjunto de saberes que a prof. Lucia Brandão abordará nesteencontro.

Este audiovisual será o meio de fazer uma viagem virtual pelaÍndia e pelo Nepal, países que abrigam grandes tradições, ricas emexperiências religiosas e reflexões sobre a existência humana.Estar em meio a culturas milenares e de grande capacidade criativaé uma experiência particular e de grande profundidade.Lucia BrandãoDedica-se ao estudo das Filosofias do Oriente, e em particularao Hinduísmo e o Budismo. Participou de Seminários com o Dalai Lamaem Dharamsala (Índia) e em São Paulo, e de vivências meditativasna Comunidade de Thich Nhat Hanh, na França.

Dá aulas nas áreas de Prática Meditativa, Ética e Visões deMundo,Filosofias da Índia e do Sudeste Asiático, Mitologia e SimbologiaOrientais. Sua abordagem está alinhada à filosofia do viver bem eda cultura de paz.Atua na área editorial e há mais de 20 anos desenvolve trabalhosna produção e revisão de inúmeras obras. No campo das FilosofiasOrientais, destacam-se: Filosofias da Índia, de Heinrich Zimmer,Dhammapada, tradução e organização de Nissim Cohen, O livrotibetano do viver e do morrer, de Sogyal Rinpoche e A grandetransformação, de Karen Armstrong.

Nos últimos 8 anos acompanha grupos em viagens temáticas pelaÍndia e Nepal, e a partir de 2007, faz viagens também para oSudeste Asiático, dando aulas de Filosofia e Práticas de Meditaçãodurante todo o trajeto, o que propicia uma experiência maisprofunda desses povos e culturas e uma imersão em filosofias devida.

Vagas limitadas.
Informações e reservas: 5054 3975

Nenhum comentário:

Postar um comentário