quarta-feira, 13 de maio de 2009

Palestra: Taoísmo e relacionamentos afetivos

A dinâmica das relações afetivas de acordo com a milenar sabedoria oriental.

Data: 15/05 às 19h30
Informações: 5054 3975
Valor: R$10
Vagas limitadas.

Desde o surgimento da civilização humana, o relacionamento afetivo tem sido um dos principais temas da nossa vida. Até hoje, é objeto de interesse dos poetas, escritores e de todos os homens e mulheres que passam, passaram ou inevitavelmente passarão pela alegria e pela dor da experiência amorosa. Contudo, praticamente todos os conteúdos que dispomos no Ocidente sobre este assunto tem uma mesma matriz de pensamento, o chamado Amor Romântico.

Já o Oriente, através dos seus livros de sabedoria como o Tao-Te-Ching e o I Ching, trata a questão amorosa dentro de um contexto mais amplo, sempre a partir de uma cosmovisão, e não como um fenômeno que se encerra em si.

Nesta palestra, são discutidos temas como: masculino-feminino: a interação dos opostos complementares; a natureza como referência na relação afetiva; a dependência e a interdependência; as diferenças e os conflitos inevitáveis e necessários; o relacionamento como processo e não como fim; a paixão e o sofrimento nas relações afetivas; o erro da conquista e da sedução; o princípio da gentileza e do cavalheirismo; a percepção do momento de encerrar e começar um ciclo; o encontro pela afinidade natural; a interioridade como caminho das relações.

O objetivo da palestra é apresentar uma visão diferenciada e complementar sobre o assunto e, assim, permitir a ampliação da capacidade natural para o encontro amoroso de forma mais equilibrada, saudável e enriquecedora.
Roberto Otsu é professor de Taoísmo na Pós-graduação em Psicologia Transpessoal da Faculdade das Ciências da Saúde – FACIS, e autor dos livros “A SABEDORIA DA NATUREZA – Taoísmo, I Ching, Zen e ensinamentos essênios” e “O CAMINHO SÁBIO – Tao-Te-Ching como fonte de inspiração e orientação pessoal”, ambos da Editora Ágora, São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário